Com certeza você já ouviu falar que dados são o novo petróleo. Muitas são as empresas que têm direcionado seus esforços a coletar e tratar dados para gerar resultados efetivos. 

Afinal, o crescimento dos negócios está diretamente relacionado à sua capacidade de se deixar guiar pelos dados para escolher as rotas a seguir. Por isso, é importante levar em consideração uma gestão data driven.

O que é a gestão data driven?

Esse modelo de gestão usa a análise de dados para direcionar o seu planejamento e auxiliar no processo de tomada de decisão. O conceito tem como objetivo avaliar informações relevantes para o crescimento da empresa, responder de forma mais assertiva às necessidades do mercado e trazer mais velocidade ao atingimento de metas.

Segundo o relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, as empresas data driven crescem mais de 30% anualmente. E o modelo se fortaleceu ainda mais com o desenvolvimento de tecnologias que permitem a coleta, o processamento e a análise de grandes volumes de dados, como o Big Data e Business Intelligence. É possível coletar os mais diversos dados, independentemente do tamanho da empresa, para entender mais sobre o comportamento dos clientes, auxiliando na criação de estratégias focadas em atender às reais necessidades do consumidor. 

Já não se pode mais confiar apenas em empresas que são fundamentadas na “intuição” do gestor. Os dados, por sua vez, geram insights valiosos e podem ser decisivos para o planejamento e elaboração de estratégias do negócio.

É possível elencar os principais dados que são importantes para a empresa coletar. Um varejo, por exemplo, pode acompanhar dados das vendas de produtos, meios de pagamento, horários de pico, comportamento do cliente, taxa de recompra, ROI e muito mais. Esses dados são fundamentais para tomar decisões mais acuradas. Afinal, não são apenas “achismos”, mas baseadas em dados. 
Por isso, é muito valioso quando a empresa tem como base dados reais de consumo, aquisição, fidelização, entre outros. É a partir deles que saem as melhores decisões, além de haver uma chance muito maior de sucesso nas estratégias. Se você deseja entender mais sobre data driven, big data, business intelligence, conte com a SinapseTech: contato@sinapsetech.com.br