Muito tem se falado em colaboração nesta nova economia, porque traz inúmeros benefícios para o negócio. Porém, é essencial que a cultura colaborativa seja priorizada e adotada para que todos se sintam parte do crescimento da empresa.

 

Mas afinal o que é a cultura colaborativa?

É um modelo de gestão que incentiva a participação dos profissionais na empresa, colaborando para tomadas de decisões importantes para o negócio. É uma forma de possibilitar a todos que se sintam parte do processo, que tragam ideias relevantes para construir bons resultados, não se sintam julgados e fiquem confiantes em cooperar junto de seus colegas. 

Esse é um modelo de gestão horizontal, considerando uma liderança democrática e que incentiva equipes a participarem de decisões estratégicas.  

A necessidade de trazer a cultura colaborativa para dentro das organizações mostra que as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de estarem próximas, se ajudarem, compartilharem. 

Um ambiente de trabalho assim traz ainda mais benefícios para os gestores também, porque juntos os colaboradores podem trazer ideias inovadoras, sugestões de melhorias e colaborar com o crescimento do negócio. E, para os funcionários, proporciona o sentimento de fazer parte de algo maior, trazendo mais engajamento e encorajando a retenção de talentos.

No entanto, implementar uma cultura colaborativa não é tão simples quanto parece. Isso porque muitos líderes acabam agindo de forma centralizadora, optando por tomar decisões sozinhos. Além disso, muitos desconhecem as vantagens do trabalho colaborativo para o sucesso do negócio.

 

Conheça 3 vantagens de adotar a cultura colaborativa

Inovação de processos na empresa

Já parou para pensar que muitos colaboradores podem ter grandes ideias para tornar um processo mais simples e ágil? Às vezes a única coisa que se precisa fazer é incentivar o compartilhamento de opiniões e oferecer um ambiente propício para isso – ouvindo de verdade o que todos têm a dizer. Pontos de vista diferentes – especialmente de quem está por dentro do fluxo – podem trazer excelentes resultados e inovações na organização. 

 

Desenvolvimento e retenção de profissionais

É claro que, quando as pessoas se sentem ouvidas, tendem a ficar mais confiantes e mais felizes em um ambiente. Por isso, proporcionar uma cultura colaborativa é muito importante para desenvolver bons profissionais, uma vez que estarão sempre buscando trazer mais resultados e compartilhar boas ideias. Os funcionários podem agir com mais criatividade e pensar em soluções para desafios enfrentados todos os dias. Dessa forma, o time se sente mais valorizado, aumenta a retenção de talentos e melhora o clima organizacional.

 

Melhoria na imagem da empresa

Organizações que investem na cultura colaborativa costumam ser vistas com bons olhos, porque os colaboradores se tornam promotores da empresa. No mercado, incentivar a colaboração no ambiente de trabalho traz uma boa imagem, porque significa que são empresas com gestão horizontal, que pensam fora da caixa e são inovadoras. 
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