Cada vez mais se tem falado sobre os desafios da transformação digital nas empresas. Gestores e líderes sabem que o processo não é fácil e necessita de muita dedicação para se tornar bem-sucedido. Inclusive, segundo pesquisa da McKinsey, 70% das organizações que tentam implementar a transformação digital falham. 

Mas existe uma coisa que muita gente não fala: transformação digital requer talento. De acordo com a Harvard Business Review, possuir um time de tecnologia efetivo, priorizar dados, otimizar processos e ser um bom líder podem ser grandes passos em direção ao sucesso. E essas são as quatro áreas que impulsionam os resultados positivos acerca da transformação digital.

Entenda os talentos necessários nestes quatro pontos:

Tecnologia

Não basta conhecer superficialmente os termos utilizados hoje em dia, como internet das coisas, data lake, inteligência artificial. É preciso saber como aplicar da forma correta de acordo com as particularidades que a empresa traz. Cada organização possui suas necessidades específicas, e, para supri-las, precisa trabalhar com pessoas que tenham amplo conhecimento, profundidade e experiência para mergulhar nos assuntos tecnológicos relevantes para o seu negócio. Essas pessoas precisam ser excelentes comunicadores, pensar em inovação como um guia para suas atitudes e  ter senso estratégico para tomar decisões tecnológicas efetivas.

 

Dados

Independente do tamanho das empresas, todas geram e possuem dados. Mas a questão é: o que é feito com eles? Com este ativo tão importante em mãos, é necessário aplicar maneiras de qualificar e analisar as informações para poder usá-las da melhor forma. A transformação digital envolve obter uma compreensão de dados próprios, internos e externos. Nesse caso, o talento é essencial para integrar as informações para tomar decisões estratégicas, além de apontar quais dados são necessários para conduzir a transformação digital. As organizações devem estar cada vez mais direcionadas a valorizar os dados e focadas a utilizá-los da forma correta.

 

Processos

O mindset de mudança de processos deve permear toda a empresa, seja na hora de pensar formas de alcançar os clientes, liderar equipes, conduzir as atividades diárias, aplicar inovação nas rotinas. E tudo isso deve acontecer de maneira cada vez mais horizontal, evitando a disseminação de decisões hierárquicas que advêm somente dos cargos de alta gestão (lembrando que elas podem até funcionar às vezes, mas também não são verdadeiramente transformadoras). Nesse momento, o talento se faz necessário para melhorar os processos e redesenhá-los de modo que tragam resultados para os colaboradores como um todo, incentivando a inovação dentro da organização. 

 

Capacidade de mudança organizacional

Liderança, trabalho em equipe e inteligência emocional são palavras de ordem para implementar qualquer tipo de mudança dentro de um negócio. Embora tecnologia, dados e processos sejam primordiais para buscar o sucesso da transformação digital, não se deve esquecer o lado humano. Desenvolver os colaboradores e estimular suas soft skills podem fazer uma grande diferença para a empresa como um todo, especialmente durante o momento em que se  está buscando uma transformação completa.