A transformação digital se tornou palavra de ordem para o crescimento dos negócios nos dias de hoje. Segundo o economista Ricardo Amorim, estamos vivendo uma “grande aceleração”, portanto, é preciso acompanhar as tendências, incorporar tecnologias na rotina das empresas, além de modificar modelos de negócio e formas de trabalho.

Conforme pesquisa da Boston Consulting Group (BCG), 80% das organizações planejam acelerar seu processo de transformação digital. Afinal, as evidências indicam que é possível melhorar a performance e criar uma grande vantagem competitiva no mercado. Inclusive, o estudo aponta que líderes digitais aumentam seus ganhos em até 1,8 vezes mais.

Contudo, a verdade é que implementar a transformação digital é realmente desafiador. Embora a maioria das empresas pretenda colocar as ações em prática, apenas 30% obtêm sucesso nesta tarefa. E as 70% que falham encaram profundas consequências nos seus negócios.

Devemos lembrar que a tecnologia é importante, mas as pessoas são um fator determinante para o sucesso da transformação digital. De acordo com o artigo da BCG, os líderes devem estar atentos também a processos, modelos operacionais e cultura organizacional.

E, então, o que as empresas devem fazer se querem iniciar o processo de transformação digital?

Existem três questionamentos importantes propostos pela BCG antes de levar a implementação adiante:

  • Por que estamos fazendo isso?

Quais são os motivos pelos quais queremos realizar a transformação digital na empresa?

Precisamos de resultados mais expressivos? Precisamos entender de forma mais rápida o comportamento e desejos do consumidor? Precisamos monitorar nossos indicadores de forma mais eficiente? Precisamos aumentar a produtividade da equipe? Precisamos melhorar nossas habilidades inovadoras?

Elenque suas principais respostas a essa pergunta para entender seu ponto de partida.

 

  • O que deveríamos fazer?

O escopo da transformação digital varia muito de empresa para empresa. Em algumas empresas, por exemplo, é necessário focar mais nas pessoas e processos; em outras, é preciso mexer na infraestrutura, TI, nuvem. Ainda, algumas empresas direcionam os esforços a indicadores digitais específicos.

Por isso, é importante contar com a ajuda de especialistas para entender de forma completa o seu processo de transformação digital. Iniciar da forma correta auxilia significativamente o desenvolvimento das ações.

 

  • Como implementar a transformação?

Após entender os porquês e o que deve ser feito, devemos nos questionar: como fazer? Existem diversas maneiras de iniciar, métodos a serem incorporados, processos a serem atualizados. É hora de entender como o produto, os canais, os processos, a rotina e a operação podem trabalhar juntamente com a tecnologia. E de que forma fazer tudo isso acontecer. Aqui, novamente, recomenda-se uma consultoria especializada para implementação da transformação digital na sua empresa, auxiliando você a compreender os caminhos a seguir.

O objetivo da maioria das empresas é gerar resultados e atingir as metas. Por isso, a transformação digital é a grande aliada para isso. Ela já estava acontecendo no mundo todo, mas agora é preciso priorizar ainda mais esse processo.

E, para que você faça parte das 30% que obtêm sucesso, é preciso se questionar alguns pontos e contar com especialistas para fazer tudo isso acontecer. Fale conosco pelo formulário aqui.